Site lento em WordPress. O que fazer?

Em alguma circunstância você pode deparar-se com isso. Seu site WordPress fica lento. O que pode ser? vamos avaliar algumas possibilidades e apresentar algumas soluções.

Antes de mais nada, temos em mente que nem todos os problemas apresentados vem diretamente do WordPress. Sendo os mais comuns:

  • Temas mal feitos (codificados)
  • Provedor de hospedagem lento
  • Desatualização do CMS e de Plugins
  • Quantidade de memória usada é incompatível ou mal uso da memória
  • Grande quantidade de plugins

Uma das primeiras atitudes a serem tomadas e verificar o que pode estar causando a lentidão. Eu uso o Pingdom para isso e recomendo tools.pingdom.com.

Aumente a quantidade de memória utilizada  pelo Servidor, caso necessário. Saiba mais neste Post. Inclua no seu arquivo config.php esta diretiva: define(‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘128M’); O valor de 128M é apenas uma sugestão.

Mantenha sempre atualizadas as versões do WordPress e Plugins instalados. Observe se os plugins ainda mantém compatibilidade com a versão instalada do CMS, caso contrário o plugin pode parar de funcionar e isso vai impactar de alguma forma no seu site.

Outro fator que não deve ser esquecido é se de fato o plugin que você utiliza não pode ser substituído por uma porção de código em seu tema. Que além de ser uma resposta mais enxuta, vai utilizar menos memória da aplicação. Não esqueça de desativar ou mesmo excluir os plugins em desuso.

Não esqueça de testar seu site na versão Mobile.

Caso todas essas dicas não tenham surtido efeito, talvez seja a hora de trocar de provedor! Aproveite e faça um plano com a Todayhost!