Aumentando o limite de upload do Banco de Dados MySQL

Em algumas circunstâncias, seja trabalhando em algum site ou sistema, ou mesmo para realizar upload de um arquivo de backup no PHPMYADMIN, pode existir a necessidade de aumentar o limite de upload de arquivos, que é limitado por algumas diretivas no Servidor.

Um dos primeiros passos a ser tomado é obter a configuração do seu PHP. Para isso crie um arquivo com o nome “info.php” e insira nele o seguinte código e salve-o em uma pasta na sua hospedagem:

<?php
    phpinfo();
?>

Ao executá-lo através de uma URL, como por exemplo, “www.seusite.com.br/phpinfo.php”, o resultado é uma página mostrando a configuração de várias diretrizes, como abaixo.

 

O arquivo de configuração

Após  obter a configuração do seu PHP, o passo a seguir será  localizar o arquivo “php.ini”.

No Windows:

Caso esteja utilizando o Xampp ou similar, navegue em sua pasta (geralmente localizada a partir da raiz C:), vá até a subpasta PHP.

No Linux:

/etc/php.ini
/etc/php/php.ini
/etc/php5/php.ini
/usr/bin/php5/bin/php.ini
/etc/php5/apache2/php.ini

ou faça uma busca com

find / -name php.ini

 

 

Aumentando o limite de upload do Banco de Dados (finalmente!)

E enfim, estas são as diretivas a serem alteradas:

upload_max_filesize: tamanho máximo para upload de arquivos.

post_max_size: tamanho máximo de dados postados. Essa configuração atua em conjunto com a diretiva acima e é necessário que o seu valor seja maior que o do “upload_max_filesize”. Geralmente eu utilizo o dobro do seu valor.

memory_limit: é a quantidade máxima de memória (em bytes) que um script aloca. Também atua em conjunto com as diretivas acima e seu valor sempre será maior do que “post_max_size”.

max_execution_time: tempo máximo de execução de cada script. Este item precisa de atenção, já que se o tempo for curto, haverá um erro, pois o servidor não conseguirá importar os dados no tempo limite.

Segue um exemplo de configuração de valores para cada diretiva, observando-se, é claro, que estes números dependem de cada situação.
upload_max_filesize = 128M
post_max_size = 256M
memory_limit = 512M
max_execution_time = 1024

Ressalvas

Em alguns casos, dependendo da sua hospedagem, você não terá acesso ao arquivo php.ini principal, então abra seu editor de código favorito e crie o arquivo “php.ini” na pasta raiz do seu projeto, geralmente em “public_html”.

Caso não faça nenhum efeito, verifique se foi reiniciado o servidor Apache, se houver essa opção em seu painel de controle da sua hospedagem. Caso negativo, entre em contato com o seu suporte técnico da sua hospedagem.