Como editar o arquivo Hosts no Windows

Algumas vezes se faz necessário editar o arquivos HOSTS no Windows. Modificá-lo permite que você substitua o DNS de um domínio numa máquina específica. Isso é útil para diversas situações. Por exemplo, verificar se um site funciona, antes das alterações de DNS, e por outras razões relacionadas ao DNS. Ao acessar um site, o browser consultará este arquivo antes de consultar servidores de DNS externos.

Segurança

Hackers, auxiliados por malwares (vírus) instalados na máquina do usuário, podem comprometer a segurança apontando um endereço de um site verdadeiro pra um site falso, como uma rede social, um banco, etc. a partir da edição mal intencionada deste arquivo.

Usuários avançados (como técnicos, por exemplo) podem editar esse arquivo para evitar que usuários de determinada máquina acessem sites específicos utilizando o método acima, bastando para isso apontar para um IP fictício ou para o endereço do site da empresa, por exemplo.

Conteúdo inicial do arquivos HOSTS

Localizando e editando o arquivo HOSTS

  • Clique em no Botão Iniciar, em Todos os programas, em Acessórios, clique em Bloco de notas, botão direito e “Executar como administrador”;
  • Se estiver utilizando Windows 10, basta digitar a palavra “Bloco de notas” no campo de pesquisa e, quando aparecer o nome do programa, clicar sobre o mesmo com o botão direito e Executar como Administrador;
  • Abra o arquivo Hosts que está no caminho: “C:\WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\ETC\”, realize as alterações necessárias e salve o arquivo. Se não executar o aplicativo em modo Administrador, não conseguirá salvar o arquivo.