Em algumas circunstâncias, seja trabalhando em algum site ou sistema, ou mesmo para realizar upload de um arquivo de backup no PHPMYADMIN, pode existir a necessidade de aumentar o limite de upload de arquivos, que é limitado por algumas diretivas no Servidor.
Um dos primeiros passos a ser tomado é obter a configuração do seu PHP. Para isso crie um arquivo com o nome “info.php” e insira nele o seguinte código e salve-o em uma pasta na sua hospedagem:
<?php phpinfo(); ?>
Ao executá-lo através de uma URL, como por exemplo, “www.seusite.com.br/phpinfo.php”, o resultado é uma página mostrando a configuração de várias diretrizes, como abaixo.
Após obter a configuração do seu PHP, o passo a seguir será localizar o arquivo “php.ini”.
No Windows:
Caso esteja utilizando o Xampp ou similar, navegue em sua pasta (geralmente localizada a partir da raiz C:), vá até a subpasta PHP.
No Linux:
/etc/php.ini /etc/php/php.ini /etc/php5/php.ini /usr/bin/php5/bin/php.ini /etc/php5/apache2/php.ini
ou faça uma busca com
find / -name php.ini
E enfim, estas são as diretivas a serem alteradas:
upload_max_filesize: tamanho máximo para upload de arquivos.
post_max_size: tamanho máximo de dados postados. Essa configuração atua em conjunto com a diretiva acima e é necessário que o seu valor seja maior que o do “upload_max_filesize”. Geralmente eu utilizo o dobro do seu valor.
memory_limit: é a quantidade máxima de memória (em bytes) que um script aloca. Também atua em conjunto com as diretivas acima e seu valor sempre será maior do que “post_max_size”.
max_execution_time: tempo máximo de execução de cada script. Este item precisa de atenção, já que se o tempo for curto, haverá um erro, pois o servidor não conseguirá importar os dados no tempo limite.
upload_max_filesize = 128M post_max_size = 256M memory_limit = 512M max_execution_time = 1024
Em alguns casos, dependendo da sua hospedagem, você não terá acesso ao arquivo php.ini principal, então abra seu editor de código favorito e crie o arquivo “php.ini” na pasta raiz do seu projeto, geralmente em “public_html”.
Caso não faça nenhum efeito, verifique se foi reiniciado o servidor Apache, se houver essa opção em seu painel de controle da sua hospedagem. Caso negativo, entre em contato com o seu suporte técnico da sua hospedagem.